Clone chinês do Range Rover Evoque foi finalmente desmascarado

Depois de vários anos em tribunal, a Jaguar Land Rover saiu finalmente vencedora da batalha jurídica contra a Landwind, que comercializa um clone do Range Rover Evoque chamado Landwind X7 (ver galeria).

O tribunal do distrito de Chaoyang, em Pequim (China), considerou que cinco elementos de design únicos do Range Rover Evoque foram directamente copiados pela Jiangling, a empresa que detém a Landwind, a fabricante que criou e comercializa o clone X7.

O mesmo tribunal já ordenou à Landwind para parar imediatamente a produção e a venda do X7, bem como o pagamento de uma compensação monetária pelos danos causados ao fabricante britânico.

A Jaguar Land Rover já descreveu esta decisão como a primeira deste género a dar apoio a uma fabricante estrangeira e destacou que este desfecho foi fundamental para que a Jaguar Land Rover continue a investir naquele país.

"Ficamos muito satisfeitos com esta decisão do tribunal de Pequim, que fortalece ainda mais a nossa confiança em investir na China e na justiça da adjudicação de propriedade intelectual nos tribunais chineses", afirmou Keith Benjamin, director jurídico da Jaguar Land Rover.

"Esta decisão é um sinal claro de que a lei está a ser implementada adequadamente para proteger os consumidores e manter os seus direitos de modo a que eles não sejam confundidos ou enganados, enquanto protegem o investimento empresarial em design e inovação", atirou.

Recorde-se que o Landwind X7 foi pela primeira apresentado no Salão de Guangzhou em 2015 e lançado pouco depois no mercado chinês por um preço quase três vezes inferior ao do Range Rover Evoque original.

Em destaque